Verão é a estação para vc e seu cachorro desfrutarem do sol e passear ao ar livre , mas juntamente com a diversão a estação pode oferecer algumas situações que podem colocar em risco a saúde do seu cachorro. Segue algumas dicas para um cuidado maior, assim seu animal de estimação passará o verão numa boa...
NUNCA DEIXE SEU CÃO SOZINHO NO CARRO - A temperatura dentro de um automóvel sobe rapidamente e a variação de temperatura do ar pode comprometer seriamente a saúde do seu peludo. É importante lembrar que enquanto nós temos mecanismos extras para mantermos a temperatura do nosso corpo estável, como por exemplo suando pela pele, os nossos amigos peludos não possuem o mesmo artifício. Os cães fazem a troca de calor pela respiração e precisam trocar o ar quente de "dentro deles" pelo ar frio.
NUNCA DEIXE O SEU CACHORRO PRESO NO SOL - O princípio é o mesmo do erro que é manter um cachorro dentro do carro durante um dia quente. Neste caso o cão exposto ao sol precisa realizar um esforço muito maior para poder diminuir a temperatura do corpo, do que se estivesse deitadinho em uma sombra gostosa.
CUIDADO COM O CALOR NAS PATAS - O pessoal que gosta de caminhar pelas calçadas e ruas, fazendo jogging ou caminhadas, não deve se esquecer que o cão não usa tênis, e o calor do chão pode queimar seriamente as patas dele. E mesmo que vc esteja caminhando por lugares sob sombra, tenha cuidado com terrenos muito acidentados, se o peludo custuma viver em piso liso é provável que a patinha dele seja muito mais fina do que imaginamos.
PELE MUITO BRANCA - Outro cuidado especial é necessário para donos de peludos que possuem a pelagem branquinha e pele muito rosa. Tal como nós, os caninos também estão expostos aos efeitos nocivos dos raios solares. Em caso de dúvidas é importante conversar com o seu veterinário para saber se é preciso usar algum tipo de proteção solar, especialmente na área do focinho, orelhas e patas.
PULGAS E CARRAPATOS - Para os cães mais peludos é importante lembrar que a tosa é um grande aliado a combater as pulgas e carrapatos que se proliferam no verão, além de proporcionar um conforto maior para nosso animalzinho. Consulte seu veterinário para que ele indique produtos apropriados para combater esses parasitas que além de incômodo, transmitem vermes e doenças ao seu cão. Lembre-se que ele sente fome, sede, calor e dor, mas não consegue dizer isso ao seu dono.
TORÇÃO GÁSTRICA - Nunca leve o seu cão para se exercitar vigorosamente depois de se alimentar ou depois de ber muita água. A torção gástrica normalmente acontece quando o estômago do nosso cão está cheio , propiciando que o orgão se torne um pêndulo, girando e torcendo sobre si mesmo. Também não deixe o seu cão beber muito ou comer logo após voltar de uma seção de "academia na praça", principalmente se ele estiver ofegante.
Lembre-se sempre que o seu cão é tão indefeso quanto uma criança de colo. Ele não tem como se expressar verbalmente e avisar que está cansado, tem sede, está com calor, ou se sentindo mal. É preciso que estejamos atentos aos nosso amigões para entendermos o que eles querem nos dizer, porque ás vezes os sinais são sutis. Para ajudá-lo a pessoa mais indicada é o seu veterinário de confiança. Não hesite em pedir ajuda se for preciso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário