Os cães são o nosso elo

com o Paraíso.

Eles não conhecem a maldade,

a inveja ou o descontentamento.

Sentar-se com um cão ao pé

de uma colina numa linda tarde,

é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada

não era tédio, era paz.



Milan Kundera

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FRALDINHA, espancada e quase afogada

Pessoal, apesar da nossa realidade ser essa, não tenho o costume de postar notícias tristes, como abandono ou agressões aos animais, mas esse é um caso de superação diante de uma maldade humana, como outras que acontecem diariamente...
Esta é a Fraldinha!!! Ela foi espancada e atirada no meio de uma represa para se afogar...Está viva e feliz, espero que quem tenha feito isso esteja muito infeliz e sozinho...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Uma Pequena Semente: Rogério e seu grande coração!

Uma Pequena Semente: Rogério e seu grande coração!: Olá amigos.. está rolando uma campanha no facebook para que o Luciano Huck possa ajudar um senhor com um enorme coração chamado Rogério. Se...

Meu cão não quer comer ração!!! Ele está doente???

Seu cão está doente? Caprichoso? Ou cansado da comida?
Vamos considerar que ele esteja saudável.
Como você e sua família se comportam quando ele não quer comer? Insistem, ignoram, consolam ou oferecem comida na mão?
Se ele estiver recebendo reforço positivo quando se recusa a comer, ele pode continuar assim até receber a atenção extra que deseja.
Se seu cão está "mimado", não transforme a hora da refeição numa barganha por atenção. Simplesmente comoque a ração na vasilha e se afaste. Se ele não quer comer imediatamente, retire a vasilha do chão, guarde em local fresco e seco (dentro de um saco plástico, por ex) e só ofereça na refeição seguinte.
Não se assuste se ele não comer. Se o seu coração não aguentar, ao invés de só oferecer na refeição seguinte, esperimente 1 h depois. Outra tentativa é retirar metade do conteúdo e colocar a vasilha no chão novamente. Se ele ainda não quiser, repita a operação e quando estiverem sobrando apenas alguns grãos, pode ser que o instinto de sobrevivência fale mais alto, e ele coma. Afinal, o alimento está sumindo! É melhor garantir.
É importante lembrar que os cães eram caçadores. Os caçadores nem sempre obtem alimento todos os dias. A capacidade de jejum deles é enorme. Um cão é capaz de ficar 3-4 dias sem comer, mas não sem beber água.
Tendo a certeza que há alimento disponível, quando a fome apertar ele vai comer.
Evite adicionar carne, petiscos ou outro tipo de alimento na ração. Pode se tornar um hábito difícil de retirar, além de quebrar o equilíbrio da ração. É possível trocar a marca da ração de vez em quando, mas faça de maneira gradual e sempre opte por rações de qualidade.
Se seu animal precisar de uma dieta especial (há rações comerciais para diabéticos, insuficiente renais etc) ou não gostar de ração de jeito nenhum, é possível oferecer alimentos feitos em casa, mas é fundamental o acompanhamento de um nutricionista veterinário. As necessidades nutricionais são muito diferentes das humanas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cuidados com o seu cão neste verão!!!

Verão é a estação para vc e seu cachorro desfrutarem do sol e passear ao ar livre , mas juntamente com a diversão a estação pode oferecer algumas situações que podem colocar em risco a saúde do seu cachorro. Segue algumas dicas para um cuidado maior, assim seu animal de estimação passará o verão numa boa...
NUNCA DEIXE SEU CÃO SOZINHO NO CARRO - A temperatura dentro de um automóvel sobe rapidamente e a variação de temperatura do ar pode comprometer seriamente a saúde do seu peludo. É importante lembrar que enquanto nós temos mecanismos extras para mantermos a temperatura do nosso corpo estável, como por exemplo suando pela pele, os nossos amigos peludos não possuem o mesmo artifício. Os cães fazem a troca de calor pela respiração e precisam trocar o ar quente de "dentro deles" pelo ar frio.
NUNCA DEIXE O SEU CACHORRO PRESO NO SOL - O princípio é o mesmo do erro que é manter um cachorro dentro do carro durante um dia quente. Neste caso o cão exposto ao sol precisa realizar um esforço muito maior para poder diminuir a temperatura do corpo, do que se estivesse deitadinho em uma sombra gostosa.
CUIDADO COM O CALOR NAS PATAS - O pessoal que gosta de caminhar pelas calçadas e ruas, fazendo jogging ou caminhadas, não deve se esquecer que o cão não usa tênis, e o calor do chão pode queimar seriamente as patas dele. E mesmo que vc esteja caminhando por lugares sob sombra, tenha cuidado com terrenos muito acidentados, se o peludo custuma viver em piso liso é provável que a patinha dele seja muito mais fina do que imaginamos.
PELE MUITO BRANCA - Outro cuidado especial é necessário para donos de peludos que possuem a pelagem branquinha e pele muito rosa. Tal como nós, os caninos também estão expostos aos efeitos nocivos dos raios solares. Em caso de dúvidas é importante conversar com o seu veterinário para saber se é preciso usar algum tipo de proteção solar, especialmente na área do focinho, orelhas e patas.
PULGAS E CARRAPATOS - Para os cães mais peludos é importante lembrar que a tosa é um grande aliado a combater as pulgas e carrapatos que se proliferam no verão, além de proporcionar um conforto maior para nosso animalzinho. Consulte seu veterinário para que ele indique produtos apropriados para combater esses parasitas que além de incômodo, transmitem vermes e doenças ao seu cão. Lembre-se que ele sente fome, sede, calor e dor, mas não consegue dizer isso ao seu dono.
TORÇÃO GÁSTRICA - Nunca leve o seu cão para se exercitar vigorosamente depois de se alimentar ou depois de ber muita água. A torção gástrica normalmente acontece quando o estômago do nosso cão está cheio , propiciando que o orgão se torne um pêndulo, girando e torcendo sobre si mesmo. Também não deixe o seu cão beber muito ou comer logo após voltar de uma seção de "academia na praça", principalmente se ele estiver ofegante.
Lembre-se sempre que o seu cão é tão indefeso quanto uma criança de colo. Ele não tem como se expressar verbalmente e avisar que está cansado, tem sede, está com calor, ou se sentindo mal. É preciso que estejamos atentos aos nosso amigões para entendermos o que eles querem nos dizer, porque ás vezes os sinais são sutis. Para ajudá-lo a pessoa mais indicada é o seu veterinário de confiança. Não hesite em pedir ajuda se for preciso.

sábado, 19 de novembro de 2011

Cães sozinhos em casa ficam "traumatizados feito crianças"

Trancar a porta de casa e deixar seu pet sozinho na hora de sair para o trabalho é uma atitude normal para muitos donos. No entanto, estudos sugerem que a experiência pode ser mais traumática do que se imaginam.
Em vez de passarem o dia dormindo enrolados no sofá ou esticados na cama, muitos cães sofrem de desespero e angústia agudos quando são deixados pelos donos cheios de compromissos.
John Bradshaw, diretor do Instituto de Antrozoologia da Universidade de Bristol, tem estudado o comportamento de pets a 25 anos e diz que a situação representa uma "crise real e imediata" para os cães.
Dr. Bradshaw e sua equipe instalaram câmeras nas casas de 20 donos de cachorros, cujos animais pareciam ficar perfeitamente felizes sozinhos em casa enquanto o proprietário saía para trabalhar.
Constatou-se que alguns andavam em circulos ao redor do capacho, enquanto respiravam pesadamente. O trauma de um cão foi tão grande que ele precisou ser encaminhado aum psicólogo de animais.
Um estudo de sete ninhadas de labradores e cinco famílias de filhotes de border collies mostrou que mais da metade dos labradores e quase a metade dos collies exibiram sinais de desespero que duraram mais que um mês, atingindo picos em cerca de ano de idade.
Em seu livro intitulado " Em Defesa dos Cães", a ser publicado neste mês , o Dr. Bradshaw descreve como seu labrador preto Bruno costumava roer sua cama, a mobília e o papel de parede quando deixado sozinho em casa.
Em situações mais extremas, o desespero dos animais chega a ser tanto que existem casos registrados de automutilação, disse Bradshaw.
Pos isso, o estudioso avisa aos donos que não punam seus animais por danos causados quando os pets são deixados sozinhos. Afinal, eles não entenderiam o porquê da penalidade. " Eles tem um tipo diferente de memória. Não são bons em raciocínio e não pensam que aquilo que fizeram há uma hora pode gerar uma bronca agora", completa.
A chave para ajudar os cães, diz ele, é ensinar que ver voce saindo de casa pode trazer resultados positivos. Por exemplo, você poderia voltar de surpresa antes do horário normal, mesmo que por um curto período, só para fazer um agrado ao seu pet. Depois, lentamente, ir aumentando o tempo de permanência fora de casa até o cachorro ser deixado sozinho o dia todo.

sábado, 12 de novembro de 2011

Os cães sonham???

De acordo com pesquisas de ondas cerebrais feitas em cães, a resposta é afirmativa. Foi constatado que algumas atividades cerebrais caninas durante o sono são semelhante as de quando uma pessoa está sonhando. Assim, é certo que nosso melhor amigo também sonha! Os filhotes e os cães velhos sonham mais que os cães adultos.
O conteúdo dos seus sonhos ainda é um mistério. Uma idéia sobre isso é a maneira de se relacionar com o mundo: O homem usa mais a visão e a língua falada; já o cão usa mais a audição e o olfato. Assim, o sonho deles deve ser diferente do nosso...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cuidado ao escolher sua pet shop e clínica...

Cada vez mais, os donos de animais percebem que os cuidados com seu Pets, vão além de casa, alimentação e carinho. os cuidados com a higiene são de exptrema importância, assim como o atendimento veterinário.
Existem hoje diversas opções de Pets cada uma oferecendo serviços e produtos diferenciados. Com esse crescimento do mercado de pet´s aumenta a presença de bosn prestadores de serviços, mas também de maus prestadores.
Não é infrequente ouvirmos histórias de acindentes em petshops ou imprudência de veterinários. Por isso deve-se termuito cuidado antes de escolher o local que cuidará do seu bichinho de estimação.
Segue algumas dicas para escolha do lugar indicado:
- Indicações são sempre bem vindas, consulte seu vizinho, amigo ou parente que já conheça, pode ser uma boa referência para começar a busca pelo lugar ideal;
- verifique as condições de higiene do local;
- verifique se o estabelecimento possui alvará para funcionamento. Ele deve estar exposto em local visível;
- Não leve seu bichinho e volte apenas para pegá-lo, acompanhe o serviço;
- No banho e tosa observe como o profissional lida com o animal. O uso de mordaças pode ser necessário para os animais mais agitados e valentes, porém, maneiras mais agressivas de lidar com o animal são desnecessárias, e podem deixar o animal ainda mais estressado;
- Para o atendimento veterinário é importante verificar as condições de higiene do local, materiais e esterilização.
- Voce pode verificar também o CRMV do veterinário (registro no conselho regional de medicina veterinária).
Seu animal merece sempre o melhor, cuide dele com amor, carinho e responsabilidade!!!

sábado, 5 de novembro de 2011

Como entender o seu cão

Se os olhos de uma pessoa são a janela da alma, a cauda de um cão é um medidor de sua mente. Ao aprendermos a prestar atenção neste indicador literal e interpretar seus sinais, nós podemos atender melhor as suas necessidades e nos relacionar com ele.
A IMPORTÂNCIA DA CAUDA - Os cães se comunicam com todo o seu corpo. Quando voce chega em casa do trabalho, eles se balançam dos pés à cabeça, os olhos brilham, as orelhas levantam, e avoz te saúda com latidos altos e agudos. Mas, mesmo que você ignore esses indícios, saberá todas as informações necessárias para entender o humor do cão apenas pela cauda. Considere essas comunicações básicas:
O MOVIMENTO ANIMADO: Equivalente a um tipo de dança dos seres humanos. A cauda balança de um lado para o outro; o corpo se movimenta com euforia para indicar felicidade e prazer.
O MOVIMENTO CAUTELOSO: Se o cão está inseguro, ele moverá sua cauda lentamente de um lado para outro em um ângulo paralelo ao chão. Ele pode abaixar levemente a cabeça.
O MOVIMENTO SENTINELA: Tenha cuidado com o animal parado em alerta movendo sua cauda para cima. Esta é a posição de um cão de guarda pronto para responder a uma ação.
O MOVIMENTO ALFA: O cão dominante mostrará que acha ter o controle levantando por completo a cauda movendo-a de um lado a outro em um ritmo lento.
O MOVIMENTO BETA: Um cão subisso abaixará sua cauda e ficará manso. É possível que a esconda entre as patas em um sinal de rendição.
Cada cão possui em seu repertório dezenas de movimentos de cauda para se comunicar com você. O segredo, então é acalmar-se para analizá-los. Você pode se tornar tão bom em entender o cachorro que talvez nem precise usar seu português. Isso não seria demais?

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vantagens de escolher um vira-lata...

Adotar um cão ou gato sem raça definida pode ser tão bom para o animal quanto para quem o acolhe em sua familia.
Os pets de raça são realmente encantadores. Lindos, fofinhos, eles seduzem até quem não é muito chegado a bichos de estimação. Difícil resistir a eles, não é mesmo? Mas para quem ama, de fato, os animais, é mais difícil ainda não ficar enternecido com um cachorro de rua, cujo olhar pede apenas um pouco de comida e carinho.
Os vira-latas, como são mais conhecidos, são animais resultantes da mistura de várias raças, por isso, são também denominados SRDs (sem raça definida). Eles são produtos da seleção natural, na qual sobrevive o mais forte, enquanto que os de raça, de uma seleção artificial. "Os vira-latas são mais resistentes que os animais de raça e são menos propensos a desenvolver doenças genéticas e hereditárias". Diz Gabriela Toledo médica veterinária e presidente da PEA (projeto esperança animal), uma entidade ambiental que tem como objetivo lutar contra os maus tratos aos animais. Mas isso não significa que os vira-latas dispensem cuidados . Como todo o animal, ele precisa ser vacinado, vermifugado, esterilizado, ir regularmente ao veterinário para que seu responsável receba orientações corretas a respeito de exercícios, alimentação, prevenção contra pulgas e carrapatos etc...
Além de serem mais fortes e saudáveis, os SRDs demonstram mais gratidão, principalmente aqueles retirados da rua. " O cão que conheceu o abandono, os maus tratos, a dor, a fome, a sede, o frio, é infinitamente mais grato", assegura a presidente da PEA, que já resgatou mais de 100 animais entre cães e gatos, muitos já adultos que geralmente são preferidos na hora da adoção.
Puro preconceito , os vira-latas adultos se adaptam mais facilmente a um novo lar do que um filhote. No caso dos cachorros, latem menos, não precisam de tanta atenção e cuidados, são mais tranquilos na maioria das vezes, aprendem com facilidade truques, onde devem fazer as necessidades e muitos por permanecer sempre atentos á movimentação da rua, são ótimos cães de guarda.
E aí, se animou??? Então começe a procurar seu novo amigo, existem diversos sites de adoção de cães e gatos, eles estão lá anciosos só esperando por vc.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cães sentem pena das pessoas, diz pesquisa...

Pesquisadoras do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazr, em Portugal, constataram que os cachorros parecem sentir empatia pelas emoções humanas, tanto que os animais usados em terapias podem até adquirir as emoções de seus donos.
De acordo com o estudo, os animais não copiam simplesmente as emoções que estão ao seu redor. Cães podem ficar chateados como uma criança quando criados em um ambiente familiar com brigas. E podem pedir por ajuda no caso de emergências, o que sugere certo grau de percepção e empatia.
Mas não é fácil enganar um cachorro. Em um experimento em que os donos dos animais fingiram um acidente ou um ataque cardíaco, os cães ficaram confusos e não prestaram socorro. Para as pesquisadoras, isso acontece porque o cão tem que sentir outros sinais, como cheiro e sons. Outro estudo mostrou que cachorros usados em terapias são afetados emocional e fisicamente por seu "trabalho", se beneficiando de massagens e outras práticas calmantes.
De acordo com as cientistas, os cães são afetados pelas emoções humanas por que são descendentes dos lobos, caninos sociais, cooperativos e que sentem empatia por outros lobos. A evolução e a domesticação teriam feito com que os cachorros conseguissem sincronizar suas emoções ás humanas. Outro motivo seria a seleção artificial, que buscou animais cada vez mais inteligentes - e provavelmente capazes de "entender" melhor as pessoas.