Se os olhos de uma pessoa são a janela da alma, a cauda de um cão é um medidor de sua mente. Ao aprendermos a prestar atenção neste indicador literal e interpretar seus sinais, nós podemos atender melhor as suas necessidades e nos relacionar com ele.
A IMPORTÂNCIA DA CAUDA - Os cães se comunicam com todo o seu corpo. Quando voce chega em casa do trabalho, eles se balançam dos pés à cabeça, os olhos brilham, as orelhas levantam, e avoz te saúda com latidos altos e agudos. Mas, mesmo que você ignore esses indícios, saberá todas as informações necessárias para entender o humor do cão apenas pela cauda. Considere essas comunicações básicas:
O MOVIMENTO ANIMADO: Equivalente a um tipo de dança dos seres humanos. A cauda balança de um lado para o outro; o corpo se movimenta com euforia para indicar felicidade e prazer.
O MOVIMENTO CAUTELOSO: Se o cão está inseguro, ele moverá sua cauda lentamente de um lado para outro em um ângulo paralelo ao chão. Ele pode abaixar levemente a cabeça.
O MOVIMENTO SENTINELA: Tenha cuidado com o animal parado em alerta movendo sua cauda para cima. Esta é a posição de um cão de guarda pronto para responder a uma ação.
O MOVIMENTO ALFA: O cão dominante mostrará que acha ter o controle levantando por completo a cauda movendo-a de um lado a outro em um ritmo lento.
O MOVIMENTO BETA: Um cão subisso abaixará sua cauda e ficará manso. É possível que a esconda entre as patas em um sinal de rendição.
Cada cão possui em seu repertório dezenas de movimentos de cauda para se comunicar com você. O segredo, então é acalmar-se para analizá-los. Você pode se tornar tão bom em entender o cachorro que talvez nem precise usar seu português. Isso não seria demais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário